Glossário

Biodegradável

Um tecido é considerado biodegradável quando se decompõe naturalmente e, de modo geral, essa decomposição é mais rápida quando comparada a outros tipo de fibras (a maioria sintéticas ou mistas). O processo de biodegradação é promovido pela ação de micro-organismos (bactérias) que transformam o material original em moléculas menores. Normalmente o resultado dessa decomposição é água, e CO2. Tecidos biodegradáveis tendem a gerar menos impactos na natureza.

Tecidos orgânicos são tecidos cuja fabricação não compromete a saúde dos produtores, do consumidor e nem do meio ambiente, pois sua produção é pequena, sem sementes geneticamente modificados e não são utilizados agrotóxicos nem pesticidas, garantindo assim a qualidade do ar, água, solo e promovendo saúde para todos o envolvidos em sua produção: desde o agricultor até o consumidor final.

Orgânico

Base Vegetal

Para esses tecidos não há a presença de matéria-prima de origem animal.

Feito a partir de fibras naturais como o algodão, o linho, a lã e a seda, cânhamo, dentre outros. Tecidos feitos a partir de fibras naturais proporcionam roupas confortáveis. O fio feito a partir de uma matéria-prima natural não passa por processamentos químicos severos, ou seja: a matéria-prima retirada diretamente da natureza vai para o processo de fiação.

Natural

Feito de Resíduo

Tecido feito a partir do aproveitamento de material considerado resíduo ou subproduto em outras indústrias.